• Entrega rápida
  • Ampla seleção
  • Frete 6,95 EUR

Reduza o seu nível de CRP – Algumas dicas e conselhos

Publicado: Data por Nordictest
Reduza o seu nível de CRP – Algumas dicas e conselhos

Se você tem um nível alto de CRP, isso significa que você tem um grau maior de inflamação no corpo. Independentemente da doença em questão, pode haver interesse em trabalhar para reduzir o nível de CRP simplesmente para diminuir a inflamação e se sentir melhor.

Vamos ver mais de perto o que você pode fazer por conta própria para diminuir seu nível de CRP, o que pode ter efeitos muito positivos nas opções de tratamento futuro e, claro, em como você se sente. Mas primeiro, vamos abordar um aspecto interessante que nem todos conhecem: há momentos em que níveis mais altos de CRP podem ser boas notícias.

Níveis mais altos de CRP podem ser bons

Já discutimos anteriormente sobre CRP e doenças autoimunes, mostrando que CRP nem sempre é alto em doenças autoimunes. Um exemplo disso é a doença LES, onde o sistema imunológico reage ao material genético das próprias células do corpo e forma autoanticorpos.

É quando esses autoanticorpos reagem com o material de células mortas que a produção de interferon começa. O interferon, junto com outras substâncias sinalizadoras, causará inflamação.

Pacientes com LES têm inflamação no corpo, mas seus níveis de CRP são mais baixos do que o esperado. Em estudos com animais, foi observado que a administração da proteína CRP poderia aliviar o curso da doença. Isso ocorre porque a proteína CRP pode suprimir o interferon que desencadeia a inflamação.

Isso é o oposto do que acontece em outras doenças, onde o interferon é realmente necessário em doses mais altas para retardar a infecção e dificultar a disseminação do vírus no corpo. Ao entender isso, também devemos compreender que o nível de CRP não precisa necessariamente ser reduzido para diminuir a inflamação.

No entanto, com isso dito, também é verdade que sabemos por experiência que muitas condições médicas melhoram com a redução da inflamação no corpo. Então, vamos dar uma olhada em como você pode reduzir seu nível de CRP e, assim, a inflamação no seu corpo.

Aposte em uma dieta anti-inflamatória

Hoje em dia se sabe que sua dieta pode afetar como você se sente de uma maneira fantástica. Não se trata apenas de obter energia ou de comer coisas que são boas para o estômago. Quando você escolhe uma dieta rica em vegetais e frutas, isso pode reduzir significativamente a inflamação.

Frutas e vegetais são ricos em antioxidantes e polifenóis que combatem o estresse oxidativo e a inflamação. Escolha especialmente frutas e vegetais com cores profundas e ricas para obter uma boa quantidade de polifenóis.

Consuma ômega-3

Ômega-3 é um ácido graxo sobre o qual você provavelmente já ouviu falar. Ele é encontrado em peixes mais gordurosos, como salmão, cavala e sardinhas. Além disso, você pode obter esse ácido através de sementes de linhaça e nozes, de modo que até mesmo um vegano pode garantir a ingestão suficiente de ômega-3 através da dieta.


Foi demonstrado que esse ácido graxo atua contra a inflamação, por isso uma ingestão regular é recomendada. Se for difícil para você obter esse ácido graxo através da dieta, você pode considerar os suplementos. Existem várias marcas que produzem suplementos de ômega-3 de altíssima qualidade.

Grãos integrais são bons para reduzir a inflamação

Com grãos integrais, você obtém mais fibras, e um aumento na ingestão de fibras demonstrou reduzir os níveis de CRP. Você deve escolher produtos como arroz integral, quinoa, farinha integral e aveia em vez de grãos refinados.

Muitas pessoas que fazem essa mudança, por exemplo, de arroz branco e farinha para variantes integrais, percebem uma diferença em como se sentem bastante rapidamente. Além disso, uma dieta rica em grãos integrais pode ser benéfica para quem se sente com pouca energia, o que muitas vezes anda de mãos dadas com a inflamação no corpo.

Coma muitas nozes e sementes

Nozes e sementes contêm gorduras saudáveis. Não apenas ômega-3 nas nozes. Existem também outros tipos de gorduras, bem como proteínas e fibras que juntos têm um efeito calmante na inflamação. Quando você escolher um lanche adequado, pode ser inteligente substituir um bolinho de canela por um punhado de nozes e sementes.


Preste atenção ao seu peso

O excesso de peso é preocupante, especialmente quando está ao redor do abdômen. Isso está associado a um aumento da inflamação e a níveis mais altos de CRP. Perder peso pode reduzir significativamente os níveis de CRP.

Aqueles que não estão acima do peso ainda devem estar cientes da gordura visceral, a gordura abdominal, que se encontra diretamente nos órgãos. Ser magro não é sinônimo de não precisar revisar a dieta para o bem da saúde. Pessoas com peso normal também sofrem de doenças autoimunes, então tome medidas para ajudar o corpo a queimar a gordura visceral comendo alimentos amigáveis à insulina e, eventualmente, praticando o jejum intermitente.

Exercício regular faz maravilhas

O exercício regular é uma maneira eficaz de reduzir a inflamação. Trata-se principalmente de formas de exercício como caminhadas rápidas, corrida, natação ou ciclismo por 30 minutos vários dias por semana. Se você fizer isso, poderá ver rapidamente uma diferença no seu nível de CRP.

Trabalhe no controle do estresse

Pode ser difícil nunca se estressar, mas você pode fazer algo a respeito com um horário mais razoável e mais ajuda quando necessário. Além disso, você pode trabalhar com meditação, yoga, mindfulness e exercícios de respiração para reduzir o estresse. Essas são medidas que podem reduzir rapidamente a inflamação no corpo.

O que você deve evitar?

Quando se trata de alimentos, é bom evitar produtos refinados que contêm muito açúcar. Você pode eliminar completamente o açúcar branco, pois obtém glicose suficiente através de frutas e produtos integrais. Um conselho comum é comer o mais próximo possível da natureza. Quanto mais processado for um alimento, maior será o risco de conter substâncias que podem ter um efeito inflamatório no corpo.

É claro, também é recomendado que você pare de fumar e reduza o consumo de álcool. Tanto o fumo quanto o álcool são fatores bem conhecidos para o aumento da inflamação. Se você parar completamente com ambos, pode reduzir drasticamente o seu nível de CRP.

Por fim, mas não menos importante, você também pode considerar suplementos que podem ajudar na inflamação. Mencionamos o ômega-3, mas também pode ser vantajoso usar cúrcuma, vitamina C e vitamina E para obter um efeito antioxidante poderoso no corpo. Isso também será útil para outros tipos de infecções, como herpes e gonorreia.