Novos métodos de tratamento para o câncer de próstata
Publicado: Data por NordictestNos últimos anos, houve boas notícias para os homens diagnosticados com câncer de próstata e que precisam de um tratamento que prolongue a vida, ao mesmo tempo que melhore a qualidade de vida. Novos métodos de tratamento foram desenvolvidos e parecem efetivamente aumentar as chances de sobrevivência.
Um em cada cinco homens suecos é diagnosticado com câncer de próstata em algum momento de sua vida. Em outras palavras, muitos realmente precisam da esperança que esses novos métodos de tratamento oferecem. Parte da nova pesquisa foi realizada na Suécia e oferece métodos que podem ser mais suaves e, ao mesmo tempo, eficazes.
É claro que é sempre uma vantagem fazer um teste rápido de PSA em casa para aliviar a ansiedade. Mesmo que você obtenha um resultado positivo, é muito melhor recebê-lo em um estágio inicial e em um ambiente tranquilo.
Tratamento para uma melhor qualidade de vida
Aqueles que sobrevivem ao câncer de próstata podem enfrentar grandes problemas de impotência e incontinência após o término do tratamento. No entanto, há um novo tratamento para o câncer de próstata que está sendo testado na Suécia. Ele se concentra no tratamento do tumor e não de toda a glândula prostática. Um dos resultados é a redução do risco de incontinência e impotência.
Novos tratamentos prolongam a vida
Também vemos que os tratamentos mais recentes podem levar a uma vida mais longa para os homens afetados por câncer de próstata metastático. Com os chamados tratamentos duplos, trabalha-se tanto com terapia hormonal quanto com quimioterapia. Isso não é novo em si e já existem pesquisas anteriores que mostram que os homens que recebem tratamento duplo vivem cerca de um ano a mais do que aqueles que recebem apenas terapia hormonal.
A novidade é que o método de tratamento foi efetivamente introduzido na Suécia, pois o sistema de saúde sueco adotou os resultados dos estudos. Hoje, o tratamento duplo é recomendado no Programa Nacional de Cuidados para o Câncer de Próstata. Na Suécia, observou-se que isso aumentou a duração da vida dos afetados em cerca de seis meses.
Terapia direcionada para o câncer de próstata
Outra forma de tratamento que revolucionou as terapias contra o câncer em todo o mundo é a chamada terapia direcionada. Isso se concentra nas características genéticas específicas das células cancerígenas. Novos medicamentos visam vias e mecanismos específicos dos quais as células cancerígenas dependem para crescer e sobreviver.
Isso pode retardar o desenvolvimento da doença e, em alguns casos, significar que o paciente viva mais tempo. Medicamentos específicos para o câncer de próstata com mutações genéticas particulares foram testados para tentar abordar as metástases.
Imunoterapia
Outra forma interessante de tratamento a mencionar é a chamada imunoterapia. Esta é uma abordagem inovadora que utiliza o sistema imunológico do corpo para combater o câncer. No campo do câncer de próstata, vários tipos de imunoterapia foram testados, incluindo os chamados inibidores de checkpoint e vacinas terapêuticas especiais.
Nos Estados Unidos, a FDA aprovou a vacina Sipuleucel-T, também conhecida como Provenge. Ela é projetada especificamente para combater as células do câncer de próstata e tem como objetivo melhorar a capacidade do sistema imunológico de atacar as células. Observou-se que esse tipo de tratamento pode prolongar a vida dos homens com câncer de próstata avançado.
Terapia hormonal contra o câncer
Devemos também mencionar os tratamentos hormonais para o câncer de próstata. Esta é uma forma de tratamento a longo prazo, mas agora existem novos medicamentos que são eficazes e têm menos efeitos colaterais. Esse tipo de terapia hormonal bloqueia a produção ou os efeitos dos andrógenos, ou seja, os hormônios masculinos que poderiam promover o crescimento das células cancerígenas.
As formas modernas de terapia hormonal são particularmente eficazes para o câncer de próstata avançado e podem melhorar a sobrevivência em pacientes que não respondem mais aos tratamentos hormonais tradicionais.
Tratamentos com ultrassom
Outra área emocionante no tratamento do câncer é o HIFU, que significa ultrassom focalizado de alta intensidade. Este é um método de tratamento muito suave que funciona com ondas de ultrassom de alta frequência que aquecem e destroem as células cancerígenas na próstata.
A técnica pode ser vantajosa, pois é possível tratar o câncer de próstata sem cirurgia. O risco de efeitos colaterais é menor, reduzindo assim o risco de incontinência e impotência após o tratamento. Estudos realizados com esta técnica mostram que é possível obter um bom controle do câncer e que o risco de complicações é muito baixo.
Medicina de precisão e perfilagem genética
A medicina de precisão é uma área em crescimento. Esta área permite métodos de tratamento personalizados baseados na composição genética do paciente. Quando se realiza um perfil genético do câncer de próstata, é possível identificar mutações. Com esse conhecimento, é possível trabalhar com medicamentos específicos e personalizar o tratamento para o câncer de cada indivíduo.
Estas são boas notícias porque se trata de poder tornar os tratamentos mais eficientes e reduzir o risco de efeitos colaterais que podem ser difíceis de lidar. Isso é especialmente importante quando se vive mais tempo. É importante notar que os novos métodos de tratamento para o câncer de próstata podem melhorar a duração da vida, mas isso deve andar de mãos dadas com uma boa qualidade de vida.
Terapia com prótons
Também é possível usar uma forma avançada de radioterapia chamada terapia com prótons, em que se utilizam prótons em vez de raios X. Os prótons podem ser direcionados de forma muito precisa para que o tumor receba uma alta dose de radiação enquanto os tecidos saudáveis ao redor são poupados.
Quando se pode irradiar dessa maneira específica, é possível reduzir os efeitos colaterais. Quando o câncer de próstata está próximo de estruturas críticas, a precisão é especialmente importante para evitar danos aos tecidos saudáveis ao redor, como a bexiga e o reto.
Tratamentos mais leves e maior tempo de sobrevivência
Podemos ver, portanto, que os métodos de tratamento mais recentes para o câncer de próstata podem prolongar o tempo de sobrevivência, mas talvez mais importante ainda é que são métodos com menos efeitos colaterais. Com medicamentos direcionados, imunoterapia e terapias hormonais refinadas, temos opções eficazes que podem ser particularmente adequadas para o manejo das formas avançadas e resistentes de câncer de próstata.
Com tratamentos que o paciente pode tolerar, o período de doença também pode parecer mais fácil de lidar. Isso é algo que, por si só, pode aumentar as chances de recuperação e de viver mais tempo.