• Entrega rápida
  • Ampla seleção
  • Frete 6,95 EUR

É possível testar se é o MUNHERPES?

Publicado: Data por Nordictest
É possível testar se é o MUNHERPES?

A resposta curta é que você absolutamente pode fazer o teste se tiver herpes labial. Esta forma de herpes é causada pelo vírus herpes simplex tipo 1, também conhecido como HSV-1. Muitas vezes, os médicos diagnosticam herpes labial apenas observando os sintomas. Mas se você quiser ter certeza, pode realmente fazer o teste sozinho com um teste de herpes em casa.

O teste que oferecemos tem uma confiabilidade de 98% e funciona tanto para o HSV-1 quanto para o HSV-2 (leia mais sobre as diferenças abaixo).

Como posso testar se é herpes labial?

Como mencionado, um médico pode diagnosticar herpes labial apenas pelos sintomas, como bolhas e feridas ao redor da boca. Mas se você quiser confirmar esse diagnóstico, existem várias maneiras diferentes de fazer o teste.

Alguns exemplos incluem:

  • Teste de PCR. Este método de teste pode detectar quantidades muito pequenas do DNA do vírus em uma amostra retirada de uma ferida ao redor ou dentro da sua boca.

  • Cultura viral. Também é possível coletar uma amostra de uma ferida na boca e depois cultivar a amostra em laboratório para ver se o vírus herpes cresce. No entanto, este teste não é tão eficaz quanto o teste de PCR.

  • Exame de sangue. Com um exame de sangue, é possível detectar anticorpos contra o HSV-1. Quando esses anticorpos estão presentes no sangue, isso indica que a pessoa foi exposta ao vírus. Mas é importante entender que o exame de sangue não mostrará quando ocorreu a infecção ou se os sintomas que você tem no momento do exame são causados pelo herpes.


Como funciona o teste de sangue para herpes?

O teste que oferecemos testará tanto o HSV-1 quanto o HSV-2 e é fácil de fazer em casa. Você receberá um painel de teste com uma cavidade de amostra onde deverá pingar 3 gotas de sangue. Depois de fazer isso, basta esperar entre 15 e 30 minutos para obter uma resposta. Lembre-se de que você não deve esperar mais do que isso, caso contrário, o resultado do teste pode ser falso.

Qual é a diferença entre herpes labial e herpes genital?

Pode parecer um pouco confuso que você possa fazer o teste tanto para herpes labial quanto para herpes genital com a mesma amostra. No entanto, é importante lembrar que ambos são causados pelo vírus herpes simplex, abreviado como HSV.

A diferença está na parte do corpo afetada e na cepa do vírus envolvida.

Herpes labial (herpes oral)

Esta forma de herpes é causada pelo HSV-1 e é caracterizada por bolhas e feridas ao redor da boca e nos lábios. Essas bolhas às vezes são chamadas de herpes febril, pois frequentemente aparecem durante um resfriado.

A infecção ocorre pelo contato direto com uma pessoa que tem a pele ferida. Isso pode acontecer através da saliva ou ao compartilhar objetos que entram em contato direto com as feridas e bolhas, como batom, copos e talheres.

Herpes genital

O herpes genital é causado pelo HSV-2, mas é importante mencionar que hoje sabemos que o HSV-1 também pode causar herpes genital, por exemplo, durante o sexo oral. Os sintomas incluem bolhas e feridas na área genital, nádegas e parte interna das coxas. Esse tipo de herpes é transmitido pelo contato sexual.

Teste-se para herpes no conforto de sua casa com um teste rápido e simples da Nordictest. Nosso teste de herpes fornece uma resposta em apenas 10 minutos.

O que essas duas variantes de herpes têm em comum?

Ambas são condições crônicas. Se você for infectado, o vírus permanecerá em seu corpo, onde pode causar surtos de tempos em tempos. Em relação ao tratamento, é difícil tratar tanto o herpes labial quanto o herpes genital.

Não existe uma cura direta, mas o médico pode prescrever medicamentos antivirais para reduzir os sintomas e o risco de transmitir a infecção para outras pessoas. Pesquisas mais recentes podem levar a tratamentos melhores para a infecção por HSV-1 e HSV-2.

Ao se concentrar no mecanismo físico que libera o DNA do vírus herpes no núcleo celular, pode ser encontrada uma solução para o problema das mutações nas proteínas do vírus. No futuro, pode ser possível usar moléculas para bloquear o vírus e reduzir a pressão sobre o DNA.


O que mais pode ser se não for herpes labial?

Se você tiver bolhas e feridas nos lábios e ao redor da boca, isso sempre significa herpes? Na verdade, existem outros problemas de saúde que podem causar sintomas semelhantes, portanto, não é uma má ideia fazer o teste para ter certeza de que se trata de HSV.

Exemplos de outras condições incluem:

  • Aftas - São feridas pequenas e dolorosas que podem aparecer dentro das bochechas, nos lábios, sob a língua e nas gengivas. A causa não é conhecida, mas sabemos que essas feridas não são causadas por vírus e não são contagiosas.

  • Impetigo - Esta é uma infecção cutânea causada por bactérias como o estreptococo ou o estafilococo. A infecção pode se manifestar como bolhas e feridas ao redor da boca e do nariz. O impetigo é altamente contagioso.

  • Eczema de contato - Eczema e reações alérgicas podem causar bolhas e vermelhidão nos lábios e ao redor da boca. Isso não é contagioso.

  • Doença da mão, pé e boca - O vírus Coxsackie pode causar uma doença que se manifesta como feridas na boca e erupções cutâneas nas mãos e nos pés. Essa doença viral é bastante comum em crianças pequenas.

  • Líquen plano - Esta é uma inflamação crônica que pode afetar a pele e as membranas mucosas. Pode causar feridas e faixas brancas.

  • Pênfigo - Esta é uma doença autoimune rara que pode causar bolhas na boca.

  • Deficiência de vitaminas - Se você tiver deficiências de vitaminas do complexo B, ferro e zinco, pode desenvolver feridas na boca.

  • Candidíase - A candidíase é uma infecção fúngica que na boca pode causar feridas e manchas brancas. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Se você fizer o teste para herpes labial e obter um resultado negativo, mesmo que tenha feridas e bolhas, deve entrar em contato com um médico para investigar o que está acontecendo. Outras doenças também devem ser levadas a sério e investigadas para que você possa receber o tratamento adequado.