Da fazenda para o prato: Como a salmonela chega à sua cozinha?
Publicado: Data por NordictestUma das doenças transmitidas por alimentos mais comuns é a salmonelose. Ela é causada pela bactéria Salmonella, que pode chegar à nossa cozinha através dos alimentos e da água. Se você for infectado com salmonela, pode experimentar sintomas como diarreia, febre e dores abdominais. Mas como a salmonela vai da fazenda para o seu prato? Ela realmente vem da fazenda?
O processo envolve várias etapas, então nem sempre é tão simples quanto a salmonela sempre vindo do local onde os alimentos ou bebidas foram inicialmente produzidos. Mas, para fins de exemplo, vamos dar uma olhada em como a salmonela pode chegar da fazenda para o seu prato.
Começa na fazenda
Muito antes de você sequer pensar em fazer um teste de estômago e intestino para verificar se tem salmonela, é importante saber que a infecção está na flora intestinal de um animal que vive em uma fazenda. Aves, bovinos e suínos podem naturalmente ter salmonela em sua flora intestinal sem estarem doentes. Seu animal de estimação também pode carregar a infecção sem sintomas.
A bactéria nem sempre causa doença nos animais, então pode ser difícil para o fazendeiro saber qual animal está carregando. Mas a bactéria não fica no intestino do animal. Ela pode se espalhar através das fezes para o ambiente circundante. Isso significa que as bactérias da salmonela podem chegar à água, comida e equipamentos na fazenda.
Aqui estão alguns exemplos de como a salmonela pode se espalhar de diferentes animais:
Fonte |
Propagação |
Aves (frango, peru) |
Contato direto com as fezes dos animais ou superfícies contaminadas, água contaminada. |
Bovinos |
Contato com esterco contaminado ou através de carne contaminada durante o processo de abate. |
Suínos | Através de ração contaminada, água ou contato direto com as fezes dos animais. |
Ovos | De aves contaminadas para o interior do ovo ou para a casca do ovo. |
Frutas e vegetais | De solo contaminado com fezes de animais ou sistemas de irrigação contaminados. |
Nozes e sementes | Durante o processo de processamento de fontes contaminadas ou durante o manuseio. |
Animais de estimação (répteis, roedores pequenos) | Contato direto com os animais ou seu ambiente, especialmente sem uma boa higiene das mãos. |
Observe como a propagação pode ocorrer para produtos alimentícios que talvez você nem considere como fontes de salmonela, como frutas e vegetais. Isso nos mostra a importância de uma boa higiene e manejo adequado de alimentos e animais para reduzir o risco de propagação de doenças.
Salmonela durante a colheita e embalagem
Ao examinarmos frutas e vegetais, a salmonela pode chegar a esses alimentos através do solo contaminado com fezes de animais. Se o esterco contiver bactérias de salmonela, elas podem chegar às frutas e vegetais durante a colheita.
Além disso, a água com salmonela usada para irrigar a horta também pode contribuir para a propagação. Se a colheita e embalagem de frutas e vegetais forem feitas com má higiene, as bactérias podem chegar à loja e depois à sua cozinha!
Salmonela durante o transporte e distribuição
Mas não é apenas durante a embalagem que a salmonela pode estar presente. A infecção também pode afetar os alimentos durante o transporte e distribuição. As bactérias da salmonela preferem o calor. Se os alimentos não forem adequadamente refrigerados durante o transporte, a infecção pode se espalhar rapidamente. Assim, uma parte maior da carga pode chegar com salmonela em comparação com o que teria sido o caso se o manuseio tivesse sido feito à temperatura adequada.
Salmonela na loja e na cozinha
Na loja, a salmonela pode ser transmitida entre diferentes produtos alimentícios se eles entrarem em contato direto uns com os outros. Pode acontecer, por exemplo, de um alimento cru entrar em contato com um alimento cozido e assim transmitir a infecção aos consumidores.
É extremamente importante que as lojas tenham procedimentos claros sobre como manusear os alimentos. A higiene deve ser óbvia, mas também como diferentes tipos de alimentos são embalados e armazenados. Na sua cozinha, você é quem tem a maior responsabilidade. Uma vez que a comida chega em casa para você, o manuseio correto na cozinha pode eliminar a propagação adicional e as doenças.
Você deve ter cuidado para:
- Lavar as mãos
- Limpar utensílios de cozinha
- Manter as superfícies de trabalho limpas antes e depois do contato com alimentos crus
- Não usar os mesmos utensílios para alimentos crus e cozidos
Com bons hábitos na sua cozinha, você pode efetivamente evitar a salmonela. Mesmo que a infecção tenha chegado da fazenda para a sua cozinha, você pode ter certeza de que não haverá doenças gastrointestinais em sua casa!
Medidas preventivas da fazenda para a sua cozinha
Assim como em todas as outras infecções, as medidas preventivas são essenciais para manter o risco de infecção sob controle.
Na fazenda
Aqui é possível trabalhar com uma prática de higiene rigorosa. A saúde dos animais deve ser verificada regularmente e é possível realizar testes para verificar a presença de infecções na fazenda.
Durante a colheita e embalagem
Ao colher, é importante manipular frutas e vegetais de maneira higiênica. Isso pode prevenir a propagação da infecção.
Durante o transporte e distribuição
É importante que o transporte e a distribuição sejam feitos na temperatura certa. Isso deve ser controlado para garantir que não haja temperaturas muito altas que possam levar à colonização e disseminação da salmonelose em toda a entrega.
Na loja e na cozinha
Nas lojas, cozinhas de restaurantes e em casa, na sua cozinha, a higiene pode prevenir a infecção. Isso é válido tanto para as mãos quanto para as superfícies. Além disso, alimentos crus e cozidos devem ser armazenados separadamente. Além disso, podemos prevenir a infecção na cozinha garantindo que a carne e os ovos sejam cozidos adequadamente para eliminar as bactérias.
O conhecimento é poder
Por último, mas não menos importante, o conhecimento é poder. Se você encomendou um teste em casa para verificar se está infectado com salmonela ou outras infecções como amigdalite, é importante saber como lidar com a situação. Por um lado, você pode tomar medidas para evitar a propagação adicional da infecção e, por outro lado, pode planejar para o futuro para evitar que isso aconteça novamente.