• Entrega rápida
  • Ampla seleção
  • Pacote discreto

Medo de agulhas - Como facilitar os testes de saúde?

Publicado: Data por Nordictest
Medo de agulhas - Como facilitar os testes de saúde?

Não é de todo incomum ter medo de agulhas e algumas pessoas experimentam tanto pânico que evitam fazer testes de saúde. Como superar o medo de agulhas quando realmente precisa fazer testes para determinar se tem uma doença ou sofre de deficiências de vitaminas e minerais?

Com medo de agulhas, os exames de rotina podem se tornar extremamente dolorosos e até mesmo os testes caseiros podem exigir uma picada. O medo pode levar você a pular os controles de saúde que podem ser tão importantes para você. Vamos dar uma olhada nas alternativas e estratégias que você pode usar para tratar o medo e facilitar a coleta de amostras sem tanto estresse.

Considere a opção de testes caseiros

Hoje em dia, é possível fazer testes para muitas doenças e deficiências diferentes em casa. Não é apenas reconfortante poder fazer testes para doenças sexualmente transmissíveis em casa porque é privado. Para quem experimenta estresse no ambiente de uma clínica, o teste em casa pode ser uma solução fantástica.

Agora você pode testar desde colesterol até níveis de açúcar no sangue com kits simples. Quando precisa fazer um exame de sangue com um teste em casa, geralmente é uma quantidade muito pequena de sangue. Talvez apenas algumas gotas, se tanto.

Com uma simples picada no dedo, você obtém a quantidade necessária. Isso não pode ser comparado com um exame de sangue feito com uma agulha em um tubo. Portanto, podemos ver que o teste em casa pode ser uma alternativa que não é tão assustadora quanto as coletas de sangue tradicionais.

Você tem uma vantagem dupla com o conforto da sua casa e a capacidade de fazer o teste de forma anônima. Você fica calmo e muitas vezes pode obter o resultado diretamente em casa. Quando você envia amostras para análise em laboratório, tudo também é calmo e seguro, sem a necessidade de discutir sobre qual doença está testando com várias pessoas em uma clínica de saúde.

Teste rápido para uso doméstico sem picada

Testes sem picada

Antes de abordarmos algumas estratégias para aqueles que têm fobia de agulhas, é importante destacar que existem muitos testes que não requerem sangue ou picada. Pode ser o caso de que o que você precisa testar pode ser feito sem uma agulha.

Exemplos de testes de saúde que não requerem picada:

Teste Descrição Usos comuns
Teste de saliva Usa uma pequena quantidade de saliva para detectar diferentes condições ou infecções.
Níveis hormonais, testes genéticos, testes de drogas.
Teste de urina
Analisa a urina para detectar doenças, condições ou uso de substâncias.
Teste de gravidez, testes de drogas, infecções renais e do trato urinário.
Teste de respiração
Mede os componentes no ar expirado.
Infecção por H. pylori (causa úlceras estomacais), níveis de álcool.
Teste de cotonete Usa um cotonete de algodão para coletar amostras da garganta, nariz ou outras partes do corpo.
Amigdalite, gripe, COVID-19, algumas doenças sexualmente transmissíveis.
Teste de fezes Analisa amostras de fezes para identificar problemas relacionados ao sistema digestivo, como sangue nas fezes.
Testes de saúde intestinal, sangue nas fezes, parasitas.
Raspagem de pele
Envolve a coleta de uma pequena amostra de células da pele para análise.
Infecções fúngicas, doenças de pele.
Análise de lágrimas
Usa uma pequena quantidade de lágrima para realizar testes, muitas vezes com tiras especiais.
Doenças oculares, algumas doenças sistêmicas.
Sensores transdérmicos
Dispositivos portáteis fixados na pele para monitorar o estado de saúde.
Níveis de açúcar no sangue em diabéticos, frequência cardíaca.


Algumas estratégias para lidar com o medo de agulhas

Independentemente de perceber que precisa fazer uma punção para obter sangue para um teste em casa ou se precisará fazer uma coleta de sangue tradicional com uma agulha em uma clínica, é útil ter uma estratégia. Você pode lidar com o medo de agulhas com as seguintes estratégias:

1. Informe a pessoa que realizará a coleta de sangue

Informe à pessoa que irá realizar a coleta de sangue que você tem medo de agulhas. Isso não é de todo incomum e há enfermeiras especializadas nisso. Elas podem realizar a coleta de sangue de uma maneira que o faça se sentir calmo.

Pode envolver a aplicação de um creme anestésico no local da punção para que você não sinta a picada, além de trabalhar com relaxamento. Quando a coleta de sangue é feita passo a passo de uma maneira que pareça tranquila para você, você consegue!

2. Trabalhe com distração

Se outra pessoa for fazer a coleta de sangue em você, você tem liberdade para se distrair. Este é um método que funciona bem para muitas pessoas. Você pode ouvir música, jogar no celular ou até mesmo brincar com uma bola antiestresse. Faça o que for necessário para não se concentrar na própria coleta de sangue.

Quando você precisa fazer um teste com uma punção em casa, pode ser mais fácil porque você está muito concentrado. Você pode sentir que está no controle e, portanto, talvez não seja tão desagradável. É claro que muito depende do motivo pelo qual você acha que a coleta de sangue é desagradável. Geralmente, o medo de agulhas é tratado com terapia cognitivo-comportamental, mas em alguns casos pode ser tão simples que você pode lidar com distrações ou fazer a punção sozinho.


3. Aprenda técnicas de respiração

Outro método popular para aqueles que sofrem de medo de agulhas são as respirações profundas ou a respiração guiada. Essas técnicas podem ser úteis por parte da equipe médica que realiza o teste ou no YouTube. No Spotify, você também encontrará muitos exercícios de respiração que pode ter à mão antes do teste.

Com os exercícios de respiração, você pode reduzir a ansiedade que sente, ao mesmo tempo que libera a tensão física. Isso torna muito mais fácil enfrentar o teste, mesmo que você não goste da situação.

4. Use um creme anestésico

Mencionamos isso e, na verdade, existem vários cremes anestésicos que você pode usar para fazer uma coleta de sangue sem sentir a picada. Normalmente, é algo que uma enfermeira ou médico pode aplicar. Mas em alguns casos, você pode receber uma quantidade pequena para usar em casa antes de um teste.

Existem cremes anestésicos sem prescrição, como o Emla, que você pode comprar se estiver preocupado em sentir a dor de uma punção em um teste em casa.

5. Terapia de exposição

Se você tem um medo mais profundo, a terapia pode ser a melhor opção para você. Além da terapia cognitivo-comportamental, você pode passar pelo que é chamado de terapia de exposição. Esta é uma forma de terapia que gradualmente expõe você ao que teme. Será feito de forma controlada, de modo que sua ansiedade e medo possam ser reduzidos e talvez até mesmo eliminados completamente.