• Entrega rápida
  • Ampla seleção
  • Pacote discreto

Como saber se você está na menopausa?

Publicado: Data por Nordictest
Como saber se você está na menopausa?

Quando os anos reprodutivos terminam, as mulheres passam pelo que chamamos de menopausa. Este é um processo biológico que pode começar por volta dos 40 anos e pode durar vários anos. A própria definição de entrar na menopausa é não ter menstruado durante 12 meses.

Mas como muitos estão cientes, os sintomas da menopausa podem ocorrer muito antes da ausência de menstruação por 12 meses consecutivos. Entre os nossos testes para mulheres que você pode fazer em casa, temos o teste de menopausa que pode ser uma boa maneira de confirmar o que você já suspeita.

Além disso, você pode continuar lendo este artigo, onde vamos examinar mais de perto como você pode saber se os sintomas que está experimentando podem significar que você está na menopausa.

Alguns sintomas óbvios da menopausa

Vamos começar com os sintomas e sinais que são pistas óbvias quando você está tentando descobrir se está na menopausa. Existem algumas reações muito comuns à mudança biológica que ocorre quando uma mulher sai dos anos reprodutivos.

Sinais óbvios incluem:

Menstruação irregular

Isso é algo que quem monitora de perto o ciclo menstrual perceberá imediatamente. De repente, a menstruação some por um mês e depois volta. Pode haver um intervalo mais longo entre a semana em que você sangra e a semana em que não sangra, em comparação com antes. Esteja também ciente de mudanças como sangramento mais ou menos intenso.

Se você não estiver completamente certa disso, pode ser hora de obter um aplicativo para começar a monitorar melhor seu ciclo. Isso pode ser de grande ajuda mais tarde, quando você pode descobrir que está na menopausa e quer ver como pode apoiar o corpo durante o mês com as ações certas, como aumentar os hormônios como estrogênio e progesterona.

Se você estiver usando algum tipo de tratamento hormonal para evitar a gravidez, deve perceber que isso também pode afetá-la. Consulte seu médico para ver se talvez seja hora de mudar de método.

Ondas de calor

As ondas de calor significam uma sensação súbita de calor e transpiração, ou vice-versa. Especialmente, a transpiração é muito comum durante a menopausa. Mesmo que a temperatura esteja normal, você percebe como se fosse um dia quente de verão sem brisa.

Você pode transpirar tanto durante a noite que precisa usar lençóis absorventes na cama. Isso é normal e um sinal bastante seguro de que você está na menopausa. As ondas de calor durante a noite também podem dificultar o sono.


No entanto, queremos mencionar que, obviamente, você pode transpirar por outros motivos. É importante não se diagnosticar pelo Google. Consulte sempre seu médico para descobrir se há motivo para suspeitar de outros problemas de saúde antes de concluir que você está transpirando e sentindo frio porque agora está na menopausa.

Atrofia da mucosa vaginal

Também é comum as mulheres durante a menopausa experimentarem a atrofia da mucosa vaginal. Isso significa na prática que a umidade natural na vagina diminui. A sensação disso pode ser muito desconfortável. Além da coceira, também pode ser difícil ter uma relação sexual normal. Talvez você não ache isso importante, mas quando perceber que está evitando estar com seu parceiro porque não se sente bem, vale a pena prestar atenção a esse sintoma.

Claro, há coisas que você pode fazer para a atrofia da mucosa vaginal, mas tente ver a imagem geral do que está acontecendo. Se você fizer esforços que sejam bons para seus hormônios, pode se sentir melhor completamente naturalmente.

Problemas de sono

Para quem nunca teve problemas de sono, as noites sem dormir podem ser um choque. Distúrbios do sono são muito comuns durante a menopausa. Não apenas porque você pode suar à noite. Também pode ser difícil pegar no sono novamente e descansar quando acorda.

Variações de humor

Se você sentir frequentemente que tem um humor estranho e nunca sentiu antes, pode ser algo para pensar. Na verdade, as flutuações hormonais durante a menopausa podem levar a mudanças de humor e podem ser muito rápidas. Você pode passar de estar feliz para sentir uma ansiedade extrema ou irritabilidade.

Diminuição da libido

Não é difícil entender por que você tem menos desejo quando está seca nas partes íntimas. Aqui, é mais sobre a sensação natural. Quando você não tem mais vontade de estar com seu parceiro, pode estar relacionado às mudanças hormonais durante a menopausa.

Variações físicas

Seu corpo também pode mudar de maneiras que você não esperava. Existem várias mudanças físicas que podem estar relacionadas à menopausa, como:

  • Ganho de peso
  • Variação na distribuição de gordura
  • Cabelo fino
  • Pele seca
  • Redução do volume mamário

Como obter o diagnóstico de menopausa?

Os sintomas que descrevemos aqui podem indicar que você está na menopausa. Um teste pode confirmar isso. Mas você não deve fazer o diagnóstico por si mesmo com testes em casa e sintomas. É importante obter ajuda de um médico que entenda esses sintomas e que possa excluir que não seja outra coisa.

No entanto, é importante observar que os testes de menopausa nem sempre são necessários para fazer um diagnóstico. Um ginecologista profissional deve poder diagnosticá-lo com base na sua idade e nos sintomas que você tem.


Como você pode gerenciar os sintomas da menopausa?

Uma grande vantagem de fazer um teste e confirmar que se trata da menopausa é que você pode começar a fazer as coisas certas para gerenciar os sintomas que está experimentando. Apenas estar ciente de em que parte do ciclo você está e qual hormônio está dominando não é ruim.

Então, leve seus sintomas a sério e tome medidas para obter um melhor equilíbrio. Alguns exemplos do que poderia ajudar são:

Mudanças no estilo de vida – Você pode começar a se exercitar, comer uma dieta mais saudável, parar de fumar, reduzir o consumo de cafeína e mais. Períodos de jejum de acordo com o seu ciclo também podem ser de grande ajuda.

Terapia de reposição hormonal – Isso pode funcionar para alguns sintomas da menopausa, como a atrofia da mucosa vaginal.

Terapias alternativas – Você também pode considerar como pode obter alívio com terapias como acupuntura, meditação ou suplementos alimentares.