• Entrega rápida
  • Ampla seleção
  • Pacote discreto

Faça um diagnóstico com testes domésticos, é possível?

Publicado: Data por Nordictest
Faça um diagnóstico com testes domésticos, é possível?

Por "diagnóstico", entendemos o processo de avaliar sintomas e estado de saúde para depois propor um tratamento. Um teste caseiro pode definitivamente ser usado para fazer um diagnóstico e pode ser um componente importante na sua jornada para uma melhor saúde.

Mas há alguns conceitos a esclarecer antes de confiar nos seus testes caseiros para cuidar de si mesmo. Não é como se o teste fizesse perguntas altamente relevantes em relação a um teste de sífilis, herpes, bem como um teste de amigdalite e outras doenças.

Quem Pode Fazer um Diagnóstico?

Na Suécia, não existem regras específicas sobre quem pode fazer um diagnóstico. Em geral, são os médicos ou dentistas que fazem diagnósticos. Este é um processo incrivelmente importante para que você, como paciente, receba o tratamento adequado para os sintomas que está enfrentando.


Para fazer um diagnóstico, os médicos e outros profissionais de saúde frequentemente usam testes. Eles são usados para determinar se se trata de uma determinada bactéria ou vírus suspeito. Os testes também têm importância para futuros pacientes, pois podem ser usados para criar estatísticas e códigos de diagnóstico que facilitam consultas futuras e a escolha de tratamentos.

Fazer um Diagnóstico com um Teste em Casa

Quando você faz um teste em casa, pode determinar se tem uma determinada infecção em seu corpo. Os testes podem detectar marcadores que sugerem que você tem uma determinada doença. Isso pode ser feito com sangue, saliva e urina.

Então, na prática, você pode obter um diagnóstico dessa maneira. Se perceber que tem sintomas que parecem indicar uma doença sexualmente transmissível e um teste em casa mostrar positivo, já tem o seu diagnóstico. Mas há algumas coisas a considerar antes de decidir fazer um diagnóstico dessa forma.

Que Tipo de Doença Você Está Testando?

Há doenças que podem ser testadas de forma muito confiável em casa. Se você tem diabetes, por exemplo, precisa fazer seus próprios testes em casa para monitorar regularmente seus níveis de açúcar no sangue.


No caso de infecções do trato urinário, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, também é fácil obter testes confiáveis. Eles mostrarão claramente se você tem o marcador que indica que está infectado ou grávida.

Ao mesmo tempo, existem doenças que podem ter marcadores e sintomas semelhantes. Isso é extremamente importante de lembrar. Se você não tem certeza se realmente tem a doença para a qual está se testando, é aconselhável procurar um médico que tenha a experiência e o conhecimento necessários para fazer um diagnóstico correto.

O Quão Precisos São os Testes em Casa?

Um teste em casa pode ser confiável, mas quão preciso ele é? Isso dependerá do tipo de teste que você está usando e se você o está realizando corretamente. Não se trata apenas de o teste ser sensível o suficiente para detectar marcadores em seu corpo.

Você também deve considerar que:

  • Teste corretamente de acordo com as instruções. Se algo não estiver claro, você deve esclarecer isso primeiro e não tomar decisões por conta própria.
  • Teste no momento certo. Se você testar muito cedo para uma determinada infecção, pode tê-la mesmo que o teste não a detecte.
  • Não espere muito tempo pelo resultado. Um teste rápido não deve ser usado de maneira que o resultado seja lido muito tempo depois que ele realmente aparece. Isso também pode levar a uma resposta incorreta!

Mesmo que os melhores testes em casa sejam precisos, às vezes podem ocorrer erros. Há muitas razões para isso. Se você tem sintomas e ainda recebe um resultado negativo, é claro que pode ser devido a outra doença. Mas esteja ciente de que o teste pode não ter detectado a infecção que você suspeita.

O Teste em Casa É Uma Confirmação e Não um Diagnóstico

É importante perceber que um teste em casa pode funcionar como uma confirmação importante. No entanto, não lhe dará um diagnóstico como um médico ou outro provedor de assistência médica pode fazer. Independentemente de obter um resultado positivo ou negativo com os testes caseiros que realiza, eles devem ser seguidos por uma consulta.

Às vezes, é necessário realizar testes mais sofisticados para obter um diagnóstico. Como já mencionado, os sintomas podem se assemelhar aos de outra doença. Nesse caso, você pode precisar fazer testes para essa doença para excluí-la. Isso não virá à sua mente, pois você não tem formação médica para perceber que pode ser outra coisa.

Quando as Doenças São Assintomáticas

Existem doenças chamadas de assintomáticas. Isso significa que você carrega uma infecção sem sintomas. Com os testes caseiros, essas doenças podem passar despercebidas por dois motivos:

  1. Não é feito nenhum teste caseiro porque não há sintomas.
  2. O teste não está calibrado para detectar a infecção latente.

Interpretação dos Resultados

Portanto, é melhor consultar um médico ou outro profissional de saúde para obter um diagnóstico correto. No entanto, existem testes para os quais você não precisa fazer isso. Os testes de gravidez são um bom exemplo disso.

Quando você vai para o primeiro ultrassom e informa que seu período está atrasado e que fez um teste de gravidez em casa que deu positivo, nenhum novo teste será solicitado. Aqui, vemos que o teste pode ser suficiente para um diagnóstico que você faz por si mesmo.


Diagnóstico e Acompanhamento para Tratamento

Diagnóstico é uma coisa e tratamento é outra. O seu teste não lhe dirá o que fazer para se sentir melhor ou como apoiar uma gravidez saudável. Isso é importante lembrar. Quando vemos o teste caseiro como parte do caminho para o tratamento certo, é fenomenal.

Quando você obtém um resultado positivo, precisa seguir para a próxima etapa do tratamento. Aqui, você tem muitas opções possíveis. Nem todas as doenças exigem cuidados médicos. Hoje, na Suécia, existem muitos tratamentos alternativos disponíveis. Eles podem ser uma opção para aqueles que não estão gravemente doentes, mas, por exemplo, desejam fortalecer seu sistema imunológico após o tratamento com antibióticos para amigdalite.