• Entrega rápida
  • Ampla seleção
  • Frete 6,95 EUR

Um Guia sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis Comuns e os Testes em Casa

Publicado: Data por Nordictest
Um Guia sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis Comuns e os Testes em Casa

Compreender e gerir as doenças sexualmente transmissíveis é fundamental para manter uma boa saúde. As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como infeções sexualmente transmissíveis (IST), são infeções que se espalham através do contacto sexual. Estas infeções podem ser causadas por bactérias, vírus ou parasitas.

Neste guia, vamos explorar algumas das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns e como os testes em casa podem ser usados para as diagnosticar.

Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns?

Algumas das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns incluem:

  • Clamídia: Uma infeção bacteriana comum que pode causar desde sintomas leves até graves, como micção dolorosa, secreção do pênis ou vagina e dor abdominal.
  • Gonorreia: Outra infeção bacteriana comum semelhante à clamídia nos sintomas e que também pode levar a complicações graves se não tratada a tempo.
  • Herpes: Causado pelo vírus herpes simplex (VHS), o herpes pode causar feridas e bolhas dolorosas na área genital ou na boca. Existem dois tipos de VHS: VHS-1, que geralmente causa herpes labial, e VHS-2, que geralmente causa herpes genital.

É importante estar ciente destas infeções e dos seus sintomas para procurar cuidados e tratamento quando necessário.


Como funcionam os testes em casa para as doenças sexualmente transmissíveis?

Os testes em casa para as doenças sexualmente transmissíveis são fáceis de usar e fornecem resultados rápidos. Ao fazer um teste em casa, pode evitar o incómodo de ir a um consultório médico e obter os resultados no conforto da sua casa.

Para se testar para clamídia, gonorreia e herpes, pode usar os seguintes testes em casa:

  • Teste para clamídia: Um teste rápido e fiável que fornece resultados em minutos.
  • Teste para gonorreia: Um teste em casa que identifica a presença de gonorreia na urina ou na garganta.
  • Teste para herpes: Um teste em casa que pode detetar anticorpos contra VHS-1 e VHS-2 para confirmar uma infeção por herpes.

Estes testes são fáceis de usar e fornecem resultados rápidos e fiáveis, permitindo que tome medidas para a sua saúde.

Por que é importante fazer testes regularmente?

Fazer testes regularmente é importante para detetar as doenças sexualmente transmissíveis numa fase precoce e receber tratamento rápido. Muitas doenças sexualmente transmissíveis podem ser assintomáticas, o que significa que pode não notar nenhum sintoma. Portanto, fazer testes regularmente é fundamental para detetar e tratar as infeções antes que causem complicações graves ou se espalhem para outras pessoas.

Também é importante compreender a sua própria saúde sexual e comportamentos de risco para poder tomar decisões informadas sobre testes e medidas de proteção.


Faça o teste para doenças sexualmente transmissíveis

Atualmente, existe muita ajuda disponível se quiser fazer o teste sozinho. Uma opção é contactar, por exemplo, clínicas para jovens ou clínicas de doenças sexualmente transmissíveis e solicitar uma avaliação.

Faça o teste em casa para clamídia

Com um teste em casa para clamídia da Nordictest, pode facilmente fazer o teste em casa. O teste pode ser realizado tanto por homens como por mulheres, e receberá os resultados em 10 minutos.

Faça o teste para clamídia, gonorreia e sífilis

A Nordictest também oferece vários testes rápidos, incluindo um teste para clamídia, gonorreia e sífilis.